sábado, 14 de maio de 2016

Segurança e Saúde no Trabalho


Organizações de todos os segmentos estão cada vez propensas em assegurar um bom desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), por meio da identificação e controle de seus riscos de SST, coerente com sua política e seus objetivos de SST. Tudo isso dentro de um contexto de legislação cada vez mais exigente e oportuno, no tocante de desenvolvimento de políticas e outras ações para promover boas práticas de SST, e atender uma crescente necessidade das  partes interessadas (stakeholders) nas questões de SST.

Muitas organizações têm adotado boas práticas para este tema, como por exemplo: "auditorias", "verificações, e "análises", posteriormente balizadas em planos de ação. Contudo para que estas boas práticas sejam perenes e eficazes é oportuno que sejam realizadas através de um sistema de gestão estruturado e mantido que esteja integrado na organização.



A Norma OHSAS para a gestão da SST têm por objetivo fornecer às organizações elementos de um sistema de gestão da SST eficaz, que possa ser integrado a outros requisitos de gestão, e auxiliá-las a alcançar seus objetivos de SST e econômicos. A gestão da SST abrange uma vasta gama de questões, incluíndo aquelas com implicações estratégicas e competitivas. A demonstração de um processo bem-sucedido de implementação desta Norma OHSAS pode ser utilizada por uma organização para assegurar às partes interessadas que ela possui um sistema de gestão da SST apropriado em funcionamento.

A Norma OHSAS é baseada na metodologia conhecida como PDCA (Plan-Do-Check-Act). O PDCA pode ser descrito resumidamente da seguinte forma:

Planejar: estabelecer os objetivos e processos necessários para atingir os resultados de acordo com a política de SST da organização.
Fazer: implementar os processos.
Verificar: monitorar e medir os processos em relação à política e aos objetivos de SST, aos requisitos legais e outros, e relatar os resultados.
Agir: executar ações para melhorar continuamente o desempenho da SST.

Muitas organizações gerenciam suas atividades por meio da definição de controles através da aplicação de um sistema com abordagem em processos. A ISO 9001 promove a utilização da abordagem de processo. Como o PDCA pode ser aplicado a todos os processos as duas metodologias são consideradas compatíveis.  
 

É importante salientar que a estrutura e nível de detalhes e a complexidade do sistema de gestão da SST, a extensão da documentação e os recursos a ele destinados dependem de uma série de condições, por exemplo: o tamanho/porte da organização, natureza de suas atividades, produtos e serviços, e a cultura da organização. Esse pode ser, em particular, o caso das pequenas e médias empresas.

4 comentários:

  1. Dissertou bem amigo ! gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Você como médico poderia nos ensinar mais sobre o tema de saúde no ambiente de trabalho. Apareça sempre! :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado Laertte. Quem bom que vocês gostou, apareça sempre!

      Excluir